Webi Fácil Desenvolvimento de sites wordpress e lojas virtuais e-commerce campanhas marketing digital desenvolvimento de identidade visual em Belo Horizonte MG para todo o Brasil.

Porque o remarketing acabou com o Google Adsense

Publicado em 1 de Fevereiro de 2018 na categoria Blog Outros

O remarketing já não é novidade para ninguém que está por dentro do tema publicidade na internet, mas você sabia que o remarketing prejudicou o Google Adsense?

Hoje vamos apresentar alguns pontos que nos fez concluir que o remarketing prejudicou o Adsense.

Um breve resumo:

Remarketing

De uma forma leiga, remarketing é uma técnica de publicidade digital que tem como objetivo apresentar anúncios para o visitante com base no que ele está teoricamente interessado.

Em outras palavras, a tecnologia rastreia suas atividade na internet e com base nisso apresenta anúncios nos diversos sites que você navega.

Certamente você já viu isso acontecer, você pesquisa por um determinado produto e ao navegar em outros sites como por exemplo o Youtube, lá está, vários anúncios do produto que você pesquisou.

Remarketing

Google Adsense

Google Adsense é o programa de monetização de sites do gigante Google.

Todo mundo que tem um site na internet pode se cadastrar na plataforma para monetizar seu site através de anúncios.

Essa ferramenta, trabalha em conjunto com o Google Adword, que por sua vez permite aos donos de empresas criarem seus anúncios.

adsense

Porque o remarketing acabou com o Google Adsense?

Claro que nosso título está de certa forma exagerado! Mas é fato que o remarketing acabou com a principal vantagem do Adword frente aos seus concorrentes.

Para aqueles que já utilizaram o Adword no passado sabe que a principal vantagem da ferramenta era a contextualização dos anúncios com o tema da página.

De tal maneira que se você acessava uma página sobre “desenvolvimento de sites” os anúncios do adsense lá inseridos mostrariam provavelmente anúncios de empresas que trabalham com desenvolvimento de sites.

Essa contextualização era feita apenas pelo Google Adsense, e apresentava um excelente nível de conversão.

Porem o Google acompanhando o movimento de mercado, alterou sua plataforma, trazendo o remarketing para dentro de sua ferramenta.

Com isso, dificilmente encontramos um anúncio do adsense contextualizado com o tema da página que estamos visitando.

O que vem ocorrendo atualmente é visitarmos uma página sobre um determinado assunto como por exemplo: Desenvolvimento de sites e lá nos anúncios serem exibidos produtos e serviços de outras pesquisas que você fez no passado.

Venho notando através dos clientes que prestamos assessoria e trabalham com essa forma de monetização que a conversão vem caindo bastante.

O principal motivo na nossa visão é que o remarketing apresenta falhas, como por exemplo a falta de detecção quando um cliente pesquisou mas já comprou determinado produto.

remarketing adsense

Isso é: Se você pesquisou algo por exemplo: Notebook, e acabou encontrando o produto que desejava e comprou, certamente você continuará a ver anúncios de outros notebooks, mesmo já tendo comprado tal produto.

Ou mesmo, quando o visitante pesquisa algo somente por curiosidade, ou para ter acesso a alguma informação e não tem nenhuma intenção de comprar tal produto.

Isso certamente faz com que o visitante não tenha nenhum interesse pelos anúncios que serão exibidos nas páginas dos sites que utilizam o Adsense.

Resultado? Menos cliques, menos dinheiro, menos conversão!

A solução para o remarketing no Adsense

Acredito que o “barco” não esteja afundado de vez, tem solução, mas é claro, depende única e exclusivamente do Google.

É fato que o remarketing veio para ficar e apresenta em muitos casos resultados muito positivos.

Porem acredito que o “meio termo” possa ser aplicado a plataforma do adsense. Fica a sugestão para dividir a exibição dos anúncios, que tal 50% de anúncios remarketing e os outros 50% anúncios contextualizados com o tema do site?

Ou mesmo dar ao usuário a opção de ativar ou desativar o remarketing em seus anúncios?

Soluções existem, mas dependem de boa vontade, espero que a solução não seja tomada tarde demais.

Aos que não podem esperar alterações no adsense, pelas quais nem mesmo sabemos se um dia serão tomadas, a única opção que resta é procurar outros programas de monetização, como por exemplo os programas de afiliados.

Gustavo Castro
Por:
Apaixonado por tecnologia, gostrônomia, mineiro, atleticano, blogueiro, professor de forró universitário, 27 anos de idade, trabalha a 12 anos como desenvolvedor wordpress, apoiador dos software opensouse e apaixonado por tudo que faz.

Deixe sua opinião:

Siga a Webi Fácil no Facebook Siga o perfil da Webi Fácil no twitter Siga a Webi Fácil no Google + Siga a Webi Fácil no Linkedin