Webi Fácil Desenvolvimento de sites wordpress e lojas virtuais e-commerce campanhas marketing digital desenvolvimento de identidade visual em Belo Horizonte MG para todo o Brasil.

Como instalar e configurar o CloudFlare

Publicado em 23 de dezembro de 2015 na categoria Blog Tutoriais

Já escrevemos aqui na WebiFácil sobre o que é o CloudFlare e como ele funciona, a ferramenta vem sendo bastante utilizada para aumentar a velocidade das páginas, porem o CloudFlare oferece muitas outras vantagens.

O CloudFlare pode ser instalado em pouco passos, é bem simples para instalar mas pode causar dúvidas e bastante insegurança nos usuários mais inexperientes, por isso vamos explicar passo a passo como instalar o CloudFlare em seu site.

cloudflare

Como instalar e configrar o CloudFlare

O Primeiro passo é acessar o site do CloudFlare e se cadastrar clickando em sign-in na lateral direita na parte superior, forneça seus dados, vá até seu e-mail e confirme sua inscrição clickando no link que será enviado para seu e-mail.

como-instalar-e-configurar-cloudflare (4)

Acesse  site com os mesmos dados cadastrados, já na primeira tela você poderá começar a configurar seu site, o primeiro passo é fornecer a url do seu site assim como na imagem abaixo:

como-instalar-e-configurar-cloudflare (5)

O sistema faz um rastreamento no site, logo após a conclusão desse processo, click em “Continue Setup”

como-instalar-e-configurar-cloudflare (6)

Na próxima tela é exibido o que chamamos de Zonas DNS trata-se de configurações especiais para que tudo funcione bem, o sistema detecta automaticamente todas as entradas necessárias, na área destacada é exibido um ícone em cinza quando as conexões passarão por fora dos servidores da CloudFlare e um ícone laranja mostrando quando a conexão passará por dentro dos servidores da ferramenta. Dependendo do tipo de site é necessário algumas configurações especiais nesse momento, assim como WebiFácil que usa o domínio tanto para acesso ao nosso site como também para que vários outros sites tenham acesso aos nossos servidores. Mas na maioria dos casos nenhuma outra alteração terá que ser realizada, por tanto siga para o próximo passo.

como-instalar-e-configurar-cloudflare (7)

Na próxima etapa você poderá escolher se deseja escolher entre um dos três planos pagos ou o plano gratuito, escolha uma das opções e siga para o próximo passo.

como-instalar-e-configurar-cloudflare (8)

Nesse próximo passo o sistema irá te fornecer dos servidores DNS que você deverá alterar as configurações no seu domínio e fornecer os novos servidores DNS.

como-instalar-e-configurar-cloudflare (9)

Você deverá ir até a empresa que você registrou seu domínio para realizar a alteração de DNS, para quem possui domínios .com.br geralmente você o registrou no registro.br faça o login no sistema click sobre o nome do seu domínio, em DNS click em “Alterar servidores” e forneça os dois endereços DNS fornecidos pelo CloudFlare.

como-instalar-e-configurar-cloudflare (3)

Após essa alteração agora é questão de tempo, precisamos que o DNS propague, esse processo pode demorar de 1 a 48 horas, esse tempo depende de diversos fatores, observe na imagem abaixo que mesmo depois de termos alterado o domínio ele nos diz que ainda não detectou os nameservers corretos, você pode clickar em “Recheck Nameservers” de tempo em tempo para verificar se tudo está correto.

como-instalar-e-configurar-cloudflare (10)

Hoje fiz a configuração de dois domínio, um .net que ficou ok instantaneamente e um .com.br que demorou cerca de uma hora e meia, quando tudo estiver OK você verá a tela abaixo:

como-instalar-e-configurar-cloudflare (11)

Acessando as configurações do sistema para o domínio cadastrado vamos fazer apenas duas modificações para garantir máximo desempenho em termos de velocidade em suas páginas, para isso click na aba “Speed” em “Auto Minify” marque as três opções, javaScript, CSS e HTML. Isso fará com que o CloundFlare otimize os arquivos que forem copiados do seu site.

como-instalar-e-configurar-cloudflare (1)

Na mesma página mais abaixo marque “Automatic” para ativar o “Rocket Loader” essa ferramenta fará com que os JavaScript seja carregados de forma otimizada.

como-instalar-e-configurar-cloudflare (2)

Pronto! Agora é só esperar para que o DNS propague totalmente por toda a rede da internet, como citado esse processo pode demorar até 48 horas, até esse periodo se completar você já começará a sentir os efeitos dos benefícios do CloudFlare.

Gustavo Castro
Por:
Apaixonado por tecnologia, gostrônomia, mineiro, atleticano, blogueiro, professor de forró universitário, 27 anos de idade, trabalha a 12 anos como desenvolvedor wordpress, apoiador dos software opensouse e apaixonado por tudo que faz.

Deixe sua opinião:

Siga a Webi Fácil no Facebook Siga o perfil da Webi Fácil no twitter Siga a Webi Fácil no Google + Siga a Webi Fácil no Linkedin