Webi Fácil Desenvolvimento de sites wordpress e lojas virtuais e-commerce campanhas marketing digital desenvolvimento de identidade visual em Belo Horizonte MG para todo o Brasil.

Como acessar e-mails hospedados na Webi Fácil

Publicado em 5 de outubro de 2016 na categoria Blog Tutoriais

email-servidor-acesso

Como é do conhecimento da maioria dos clientes da Webi Fácil, além da hospedagem de sites também oferecemos de forma embutida o serviço de hospedagem de e-mails, recentemente escrevemos sobre como gerenciar suas contas de e-mail em nossos servidores.

O que muita gente não sabe é como acessar suas contas de e-mails, ou quando sabem, desconhecem as demais formas que muitas vezes podem facilitar e muito a vida de quem precisa utilizar esse serviço, então que tal aprender todas as formas possível de acesso?

Acesso direto aos e-mails

Essa é a forma mais rápida e simples de acessar os e-mails hospedados na Webi Fácil, apesar de não ser muito prática pois exige que você realize um novo acesso utilizando login e senha a cada utilização que desejar fazer, mas se é dessa forma que prefere acessar suas contas, é simples!

Depois de criar suas contas, você já poderá acessar seu e-mail utilizando a url: seudominio.com/webmail substitua o “seudominio.com” pelo domínio do seu site, exemplo: No caso do site da Webi Fácil nosso domínio é webifacil.com.br logo nossa url de acesso é https://webifacil.com.br/webmail

Logo depois forneça os dados de acesso, login e senha, lembrando que o login é constituído da seguinte forma “nome @ meudominio” exemplo: [email protected]

acesso-email-direto-login

Após o login você terá acesso a uma página onde você poderá escolher entre três clientes de e-mail diferentes, isso é, através de qual sistema você deseja acessar seus e-mails, os programas fazem basicamente a mesma função, o que muda é a apresentação visual dos programas, recomendo que teste ambos e decida qual é o que melhor lhe agrada, mas no geral o RoundCube é o preferido!

email-cpanel-1

Observe que nessa página também temos acesso a algumas funcionalidades, como por exemplo as funções relacionadas as senhas e segurança que permitem por exemplo trocar facilmente a senha do seu email, criar respostas automáticas, entre outros…

email-cpanel-3

Uma dica é que após você testar qual cliente de e-mail é o seu favorito, você pode ativar o direcionamento automático, ou seja, após o logim você já será redirecionado as suas mensagens automaticamente. Para ativar essa função basta clickar em em “Enable Autoload” e configurar quantos minutos o sistema deve aguardar após o login para te redirecionar.

email-cpanel-2

Acesso aos e-mails via servidores externos (Gmail, Hotmail, etc…)

Essa tem sido a forma de acesso favorita da maioria dos clientes, para quem ainda não sabe, é possível acessar suas contas de e-mails diretamente através de servidores de e-mails externos, como por exemplo o Gmail, Hotmail, live, Yahoo, etc…

A grande vantagem desse tipo de acesso é centralizar o gerenciamento de várias contas de e-mails em apenas um mesmo local que pode ser o seu email de uso habitual.

Nesse exemplo vou utilizar a configuração no Gmail, mas essas mesmas configurações devem ser aplicadas no servidor de e-mails que você utiliza atualmente, seja ele o Yahoo, Hotmail, Live, etc… Afinal de contas as informações são as mesmas, o que muda é a disposição de alguns elementos.

O primeiro passo é acessar o seu email no servidor externo, no mau caso utilizei o Gmail, então acessei o gmail.com e fiz o login, logo depois precisamos acessar as configurações da conta, para isso click no ícone na engrenagem localizado no topo a direita.

configurando-email-no-gmail-cliente-1

 

Logo depois clique em “Contas e importação”.

configurando-email-no-gmail-cliente-2

Agora clique em “Adicionar uma conta de emai POP3 que você possui”.

configurando-email-no-gmail-cliente-3

Logo depois uma janela pop-up surgirá, nela você deverá informar o endereço completo do seu e-mail hospedado na Webi Fácil, no nosso exemplo utilizaremos o endereço [email protected], logo depois clique em “Próxima etapa >>”

configurando-email-no-gmail-cliente-4

Agora você deverá fornecer alguns dados importantes como por exemplo o nome de usuário é comporto sempre pelo endereço de e-mail completo ([email protected]), sua senha (configurada no momento em que criou a conta de e-mail no servidor da Webi Fácil), o servidor POP que é comporto mail.seudominio ou simplesmente o seu domínio, no exemplo abaixo estou usando o mail.webifacil.com.br mas poderia optar por utilizar simplesmente webifacil.com.br a porta é a 110 sem utilizar conexões seguras.

configurando-email-no-gmail-cliente-5

Agora salve as alterações, acesse sua conta diretamente, utilizando o método ensinado acima e abra um e-mail enviado pelo Google (ou seu servidor externo de e-mails) e clique no link presente nesse e-mail para confirmar as suas configurações, agora basta aguardar com que o Gmail verifique sua conta de e-mail e baixe todas as suas mensagens.

Acesso via cliente de e-mails (Outlook).

Agora vamos ao método mais tradicional, são os chamados clientes de e-mails, para muita gente é o mesmo que falar Outlook, mas na verdade existem várias opções de clientes de e-mail disponíveis no mercado Thunder, LiveMail, entre outros…

Para quem não conhece, trata-se de um programa que deve ser instalado na máquina e permite o cadastro de várias contas de e-mail o que permite centralizar o gerenciamento de todas as contas em um mesmo lugar.

No nosso exemplo utilizaremos o Outlook, mas esse procedimento pode ser aplicado em todos os demais programas que são bem semelhantes, mudando basicamente o posicionamento de cada elemento.

Após abrir o programa, clique em “Arquivo”

configurando-autlook-2

Agora clique em “Configurações de Conta > Configurações de conta…”

configurando-autlook-1

Agora você deverá clicar sobre o ícone “Novo…”

outlook-configuracao-1

Agora marque a última opção “Configuração manual ou tipos de servidor adicionais”, logo depois clique em Avançar…

outlook-configuracao-2

Agora selecione a última opção “POP e IMAP” e clique em “Avançar”.

outlook-configuracao-3

Agora vamos fornecer algumas informações importantes para que o cliente de e-mail consiga acessar nossas contas de e-mails.

São elas, endereço de e-mail, servidor de e-mails e servidor de saída que sempre será mail.seudominio ou simplesmente o seu domínio, no meu exemplo eu poderia utilizar mail.webifacil.com.br ou simplesmente webifacil.com.br. Seu nome de usuário que sempre será o seu endereço de e-mail completo “nome @ seudominio” e a sua senha, deixando a caixa de logon seguro desmarcada.

outlook-configuracao-4

Agora pronto, o seu cliente de e-mail já deve ser capaz de acessar e baixar suas mensagens de e-mail!

 

Gustavo Castro
Por:
Apaixonado por tecnologia, gostrônomia, mineiro, atleticano, blogueiro, professor de forró universitário, 27 anos de idade, trabalha a 12 anos como desenvolvedor wordpress, apoiador dos software opensouse e apaixonado por tudo que faz.

Deixe sua opinião:

Siga a Webi Fácil no Facebook Siga o perfil da Webi Fácil no twitter Siga a Webi Fácil no Google + Siga a Webi Fácil no Linkedin